top of page
Foto do escritorpor Brasileira Gourmet

MERENDEIRAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LABREA-AM TERÃO CURSO GRATUITO DE CAPACITAÇÃO

A Chef Adriana Saldanha estará no comando do conteúdo para as mulheres do Sul do Amazonas



Começa amanhã (11), online, o curso “Cozinha, afeto e ancestralidades- boas práticas e habilidades de cozinha” que o Instituto Mpumalanga e o restaurante Brasileira Gourmet vão ministrar, gratuitamente, para a equipe de alimentação escolar da Secretaria Municipal de Educação de Lábrea-AM, durante os meses de maio e junho/2021.

Com certificação de horas, o curso será realizado toda terça-feira, dias 11, 18 e 25 de maio e dia 01 de junho/2021, e vai atender o grupo de merendeiras da rede de ensino e os profissionais da área de nutrição da Secretaria de Educação. Prevê capacitação, sensibilização e troca de experiências sobre boas práticas, habilidades básicas na cozinha, desenvolvimento de receitas, separação de resíduos e

empreendedorismo feminino.

Ministrado pela Chef de cozinha Adriana Saldanha, o curso terá aulas práticas e teóricas ao vivo, direto do espaço do Brasileira Gourmet, em São Sebastião-SP, com práticas, técnicas e cortes, materiais audiovisuais, troca de experiência sobre o caminho certo dos resíduos e elaboração e análise participativa de receitas e ingredientes, em um ambiente colaborativo de aprendizagem à distância.

“Cozinha, Afeto e Ancestralidades - boas práticas e habilidades de cozinha” será realizado por meio da plataforma Zoom, operada pela equipe do Mpumalanga, e as profissionais vão participar a partir do espaço das escolas onde trabalham, com distanciamento e observando uso de máscaras.



A Chef Adriana Saldanha é pós-graduada em Gastronomia Brasileira e Cozinha Autoral, faz pesquisas sobre culinária brasileira associada à cultura. “Pensamos a comida como acolhimento e a cozinha como espaço de afeto, seja em casa ou no ambiente escolar”, afirma Adriana, que, recentemente, recebeu o título Atitude Cidadã do Instituto Lixo Zero Brasil pela implantação de um planejamento de gestão de resíduos no Brasileira Gourmet, espaço de gastronomia e cultura instalado no centro histórico de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, associado ao ponto de cultura Casa Brasileira.

A iniciativa do curso é do Instituto Mpumalanga em parceria com o espaço de gastronomia e cultura, Brasileira Gourmet, com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Labrea-AM.


Adriana Saldanha é presidente do Instituto MPUMALANGA, gestora da Casa Brasileira de São Sebastião-SP; diretora geral dos projetos CARAVANA DO ESPORTE E CARAVANA DAS ARTES; diretora do Canal de smartTV Sol Brasil/SoultTV, e Chef do BRASILEIRA GOURMET. É jornalista com graduação em Comunicação e em Letras; Técnica em Nutrição e Dietética e Chef de cozinha graduada em Gastronomia e pós-graduada em Gastronomia Brasileira e Cozinha Autoral (PUC-RS). Realiza pesquisas sobre ‘comida como cultura’ e mapeamento de cozinhas brasileiras e desenvolve tecnologias sociais para a educação, projetos de leitura, de conservação das línguas indígenas e de engajamento à agenda 2030 dos ODS/ONU.


3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page